PLANO DE MANEJO
Voltar

Aprovado Projeto de Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Itajaí



No mês de julho de 2005 a ACAPRENA submeteu um projeto intitulado de Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Itajaí aos Projetos Demonstrativos da Mata Atlântica do Ministério do Meio Ambiente. Projeto este aprovado sob recomendações está em fase de reorientação para ser enviado novamente ao MMA e esperar pela vinda dos recursos para iniciarem-se as pesquisas.


O seguinte projeto consiste em elaborar o documento do Plano de Manejo do PARNA Serra do Itajaí, que segundo o Capítulo I, Artigo 2º - XVII da Lei 9.985, de 18 julho de 2000, que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) o conceito de Plano de Manejo é o que segue:


“Documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade”.


Foram reunidos 13 pesquisadores da área biológica e meio ambiente para elaborar as metodologias necessárias para coletas de dados em campo para estar formulando os encartes do Plano de Manejo, durante dois anos e meio, iniciando no ano que vêm.


Através de estudos sobre o Sócio-ambiental da população do entorno, levantamento fundiário, estudos sobre a fauna e a flora do local e levantamentos das redes viárias, geomorfologia, hidrologia, edafologia (solos) e clima, serão gerados mapas de zoneamento e indicados tipos de usos da terra para o entorno do PARNA Serra do Itajaí. Todas as cidades envolvidas pelo Parque serão estudadas e após o Plano de Manejo serão buscados órgãos de financiamento e empresas que possam investir no aprofundamento das pesquisas, ajudando desta forma na otimização dos resultados pelos moradores do Parque e órgão ambientais.


O Plano de Manejo se faz importantíssimo ao PARNA Serra do Itajaí para que este se possa ser implantado, tendo sede, áreas definidas para ecoturismo e traçados tipos de desenvolvimento sustentável, bem como áreas de grande biodiversidade assegurada. Com este Plano de Manejo será possível fiscalizar a área contra palmiteiros, caçadores e aventureiros que não respeitam a paz dos moradores locais. Também será possível a população ter apoio de órgão nacionais e internacionais de apoio a projetos de desenvolvimento sustentável, bem como na seguridade da qualidade de vida destas populações e de seu meio ambiente.


Para tanto é necessário que todos os órgãos que participam do Conselho Consultivo do PARNA Serra do Itajaí e os moradores do entorno e do seu interior auxiliem na busca de informações e auxiliem os pesquisadores em seus trabalhos de campo.